• Clara

Como planejar o seu conteúdo no Instagram

Atualizado: 13 de Fev de 2020

Planejar faz parte de todo trabalho, seja ele braçal ou estratégico. Com as redes sociais não é diferente. Foi pensando nisso que vim para te contar sobre como fazemos aqui no perfil do @seuinbox e no perfil de clientes de gerenciamento de redes sociais.Como trabalhamos muito com Instagram, o ponto de partida que nos guia na produção de conteúdo e postagem é o feed.


gif

Para começar é legal diferenciar como funciona o instagram para empresas de diferentes nichos. Uma empresa do estilo varejo é diferente da empresa “influenciadora”, por exemplo.


Quando você vende produtos, normalmente existe uma rotina: você tem semanas ou até meses de preparação para criação do produto, criação de material de divulgação e, finalmente, a etapa de vendas. Fica um pouquinho mais fácil, já que o conteúdo não precisa ser “ao vivo”.


Quando você é influencer as pessoas desejam saber da sua vida, sobre o que está acontecendo AGORA ou o que aconteceu recentemente. Aí mora o problema: Fazer uma boa foto, pensar em uma legenda que gere engajamento e toda uma estratégia de divulgação demanda tempo.


Por isso, fizemos uma lista com várias formas de facilitar esse trabalho:


1. Use e abuse do #TBT

Aproveite que às quintas postamos fotos antigas e deixe conteúdos já preparados. Tenha alguns posts prontos de momentos da sua vida que renderam boas fotos e reflexões. Isso vai te ajudar com a tensão de não saber o que postar.


gif

2. Fotografia não é só um dom, é prática também

Tudo nessa vida é hábito. Acostume-se a tirar fotos todos os dias, mesmo que as fotos saiam ruins ou seu celular não seja dos melhores. Aos poucos você vai treinando seu olhar e se sentindo mais confiante e confortável em frente às câmeras. Assim suas fotos irão melhorar!


gif

3. Encontre momentos instagramáveis

Selfies engajam mais, isso é fato. Mas nem todos os posts precisam ter seu rosto. Poste seu local de trabalho, um cantinho da sua casa ou escritório, algo que remeta ao seu trabalho (por exemplo, uma câmera antiga bonita caso você trabalhe com fotografia), um cenário que converse com seu nicho (uma penteadeira cheia de maquiagens é o cenário perfeito para uma influencer de makes)... As opções são infinitas, basta exercitar sua criatividade.


gif

4. Fotos de respiro

Um feed harmônico é lindo, sério. Saudades de quando tínhamos um grid perfeito no Inbox. Mas, tudo que é perfeito é bem mais difícil de manter… Fotos de respiro sozinhas não agregam nada para seu público nem para o seu conteúdo. Então, se for usar uma foto apenas porque ela se encaixa no seu feed, CAPRICHE NA LEGENDA. Faça um reflexão sobre a sua semana, fale sobre as dores do seu público. Lembre-se sempre: uma foto sozinha não faz milagre. Conteúdo é tudo!


gif

5. Aplicativos

Eu, Clara, sou designer gráfica. Então criei várias pranchetas no Illustrator que me dão uma visão geral do feed. Para clientes do varejo, eu chego a ter 20 posts já programados normalmente. Mas para quem não tem tanta intimidade com design, recomendo dois aplicativos: o Later e o UNUM.


gif

Os dois apps tem o mesmo objetivo: você consegue fazer upload das suas fotos, organizar como preferir e visualizar como ficará no seu feed do Instagram após elas serem publicadas. Em ambos você consegue escrever a legenda de cada foto e programar um alarme para a hora de postar. A grande diferença é que no Later você pode programar a postagem para ser feita automaticamente. Mas atenção, a ferramenta só é gratuita por 30 posts.


Outra vantagem do Later é que eles enviam várias dicas por email! Se você entende inglês ou topa usar o Google Tradutor, vai receber também entrevistas com grandes influenciadores, pesquisas de mercado e muitas tendências ao assinar.