• Clara

Influenciador ou vendedor?

Alerta de polêmica!

Esses dias me deparei com um questionamento em um grupo no Facebook que me deixou pensativa: QUAL O PAPEL DO INFLUENCIADOR NAS VENDAS DE UMA EMPRESA?


Entendo que existem pelo menos três formas de pagar um influenciador: PERMUTA, DINHEIRO e sistema de AFILIADOS.

Nos dois primeiros, você paga ou dá algo para ele em troca da visibilidade. Você paga para que ele mostre seu produto e empreste para a sua empresa os valores que representa. Por exemplo: Caso sua empresa seja de roupas e você escolha fazer uma permuta com uma influencer plus size, estará levando para a imagem da sua empresa valores como valorização da diversidade, auto estima e o que mais ela transmitir em suas redes sociais.


Já no sistema de afiliados você paga o influenciador apenas em cima de vendas realizadas pelo link ou código dele. Ou seja, ele pode ser considerado também um vendedor, já que ganha uma espécie de comissão.



Algo muito questionado é a expectativa de algumas empresas: elas esperam que o influencer haja como um vendedor, mesmo quando a forma de pagamento é uma das duas primeiras citadas aqui.


Essas empresas esquecem que a atrelar a imagem do influenciador ao produto contribui muito para a construção da imagem da marca, que pode resultar em vendas, mas não é obrigatório.

Analisando tudo isso, vejo que não é obrigação do influenciador vender e sim fazer um ótimo trabalho, entregando o combinado e mostrando para seu público que tal marca tem a ver com os valores que o influenciador carrega e defende.


A venda depende de outro fatores, como o acesso ao seu site, o atendimento da loja, a qualidade do produto, a forma de entrega, de pagamento... enfim, são diversos fatores que separam uma olhadinha na loja de uma venda efetiva.


Os influenciadores não tem a obrigação de resolver esses fatores por você, mas a logistica e marketing da sua empresa sim.


Deixo aqui um espaço para discussão. Quero ouvir a opinião de vocês! Como é uma profissão muito nova, não há muita regulamentação e as coisas podem ficar confusas.


Você acha que influenciadores também são vendedores?